Get Adobe Flash player

origemnoceara"Não ponhas tal nome, mas, ponha o nome minha igreja: ‘Igreja de Deus’, este será o seu nome; e em breve, vos ligarei aos meus servos no mundo.” Com base nesta palavra profética, proferida numa quarta-feira, dia 17 de dezembro de 1969, numa reunião com os líderes daquela igreja que estava prestes a ser inaugurada com o nome de Igreja de Deus de Fortaleza.

Um grupo de quase 70 pessoas, lideradas pelo pastor Alfredo Pereira (in memorian) decidiu iniciar uma nova igreja por discordarem da forma como vinha sendo conduzida a administração da denominação da qual faziam parte, adicionando-se ainda o fato delas verificarem um esfriamento espiritual, e exaurindo todas as possibilidades de diálogo os irmãos não viram outra alternativa senão iniciar um novo trabalho.

No domingo, dia 21 de dezembro de 1969, às 9:20h da manhã, foi celebrada a cerimônia de inauguração da Igreja de Deus de Fortaleza. A reunião aconteceu no templo provisório localizado na Vila Antonio Pinheiro, nº 733, casa 1, bairro de Jardim Iracema. Estavam presentes além dos 66 membros integrantes que assinaram a Ata de Fundação, mais lideranças de outras 6 denominações evangélicas que estenderam a destra da fraternidade apoiando o trabalho recém-inaugurado.

A cerimônia de fundação foi iniciada sendo entoados os hinos de números 58, 53 e 141 da Harpa Cristã, por toda a igreja com alegria e entusiasmo. Estes foram os primeiros hinos cantados pela Igreja de Deus de Fortaleza. Em seguida o Conjunto Israel, o primeiro grupo vocal da igreja, cantou o hino “Obra Santa”, o qual foi escolhido na época como o hino oficial da igreja. Foi feita uma leitura devocional em 2 Coríntios 6:1-9, pelo pastor Alfredo Pereira que presidiu a reunião e fez a consagração de 2 evangelistas, 3 presbíteros e  8 diáconos. Além da sede no bairro de Jardim Iracema, a igreja começou com mais 5 congregações em bairros de Fortaleza: Casa Popular, Antonio Bezerra, Padre Andrade, Campo Novo e Carlito Pamplona. Havia ainda dois campos de trabalho no interior do estado do Ceará: cidades de Itapagé e de Morada Nova.
No mesmo dia 21 de dezembro de 1969, agora às 17 horas, foi realizado então o primeiro culto da Igreja de Deus de Fortaleza; tendo como ponto máximo e inesquecível o momento em que foi perguntado aos presentes se “estavam felizes com a obra ora nascida para a honra e glória do Espírito Santo? O que foi respondido com gritos de glórias, cântico divinais, aleluias e línguas de fogo. E assim o Senhor Jesus selou a Sua obra, ficando para os presentes, uma verdadeira impressão do que foi o ‘Dia de Pentecostes’, e ali se decidiram a ficar na Igreja de Deus de Fortaleza, um número de aproximadamente 150 crentes, sem contar 4 conversões e 6 reconciliações.” (Registro da Ata do 1º Culto da Igreja de Deus de Fortaleza – Ceará).

Aquela jovem igreja sofreu duras perseguições, especialmente pelos líderes da denominação da qual havia saído, a ponto de proibirem as pessoas de sequer pisarem a calçada da Igreja de Deus. As dificuldades financeiras também eram grandes, pois se tratava de pessoas pobres, contudo, com grande entusiasmo e ousadia. Mesmo com todos os obstáculos a igreja crescia rapidamente. No dia 31 de dezembro do mesmo ano, na Lagoa de Genipabu, às 8 horas da manhã, com batas emprestadas pela Igreja Batista de Antonio Bezerra, foi realizado o primeiro Batismo, 23 pessoas.  No dia 11 de fevereiro de 1970, na cidade de Itapagé – Ce., o pastor Alfredo Pereira juntamente com outros líderes, visitaram o trabalho e naquele dia 9 pessoas aceitaram a Cristo e 31 crentes aderiram à igreja. No mesmo mês, 11 irmãos de Teresina-Pi, uniram-se à Igreja de Deus de Fortaleza, dando início à primeira congregação aberta pela igreja fora do estado do Ceará.

Os cultos eram avivados, e a cada reunião o número de membros aumentava, tanto na sede como nas congregações. Os jovens, liderados, por um rapaz chamado Raimundo Williams B. Pereira (in memorian), realizavam constantes trabalhos evangelísticos pregando nas ruas e nas casas semanalmente. A igreja era animada e a casa cedida pelo pr. Antonio Pinheiro de Lima parecia diminuir a cada dia por não mais comportar o povo. Essa casa ficou sendo a sede da igreja até final do ano de 1973, pois no início de 1974 a igreja já se reunia na sede própria na Avenida Soares Moreno, 2977 – Jardim Iracema. E quando foi construída era o maior templo evangélico da cidade. O templo foi construído em regime de mutirão onde todos, homens, mulheres e crianças, trabalharam com esforço e dedicação. Muitos idosos calejaram suas mãos amassando barro e cimento para fazerem tijolos e levantarem as paredes daquele gigantesco templo. A cada corte na mão ou a cada calo novo, um sorriso era estampado no rosto pela satisfação de sacrificar-se pela Obra do Senhor. Muitas mulheres e crianças caminhavam quilômetros para buscar barro e areia junto ás margens do rio Ceará, uma distância aproximada de 6 quilômetros. A inauguração do templo no início do ano de 1974 foi um momento de profunda alegria e orgulho para todos aqueles que trabalharam na construção. Verdadeiramente, eles agiram como grandes heróis da fé.

No mês de março de 1970, o pastor Alfredo Pereira e a liderança da igreja tomaram conhecimento da existência da Igreja de Deus no Brasil, e por lembrarem da profecia quando da escolha do nome da igreja decidiram procurar a direção da denominação. No mês seguinte o pastor Alfredo, viaja a Brasília para conhecer as principais lideranças dessa denominação em solo brasileiro. No dia 15 de agosto de 1970, em Assembléia Local de membros, oficialmente a Igreja de Deus de Fortaleza passa a integrar a Igreja de Deus no Brasil. Estiveram presentes nesse ato, o reverendo Bill E. Watson, supervisor da zona litoral do Brasil; missionário Bryan Hersey, supervisor da região Nordeste; e o pastor Salomão Ribeiro, pastor distrital de Recife-Pe. E no dia 14 de fevereiro de 1971, foi celebrada uma festa para organização do distrito da Igreja de Deus no estado do Ceará, com a presença dos pastores Bill E. Watson, Salomão Ribeiro, David Rodrigues da Silva e Carlos Boaventura.
 
 E, assim, cumpriu-se a profecia de ligar-se aos servos do Senhor em todo o mundo. Atualmente, essa igreja é identificada como Igreja de Deus no Brasil da Barra do Ceará,  e ao longo desses 38 anos, prestes a completar 39 anos, essa igreja tornou-se mãe de muitas outras em todo o estado do Ceará, bem como nos estados do Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão. No dia 19 de Março de 2002 passamos a ser uma divisão eclesiástica dentro da administração regional chamado de TERRITÓRIO MERIDIONAL com uma sede administrativa sob a coordenação de um supervisor Territorial. No dia 12 de Julho de 2008 foi transformado em REGIÃO MERIDIONAL, Hoje estamos com 32 Igrejas Organizadas, 48 Congregações.

 Alguns  membros da igreja hoje estão pastoreando igrejas em muitos lugares no Brasil e até hoje lideranças vêm surgindo dela. Como resultado disto o reino de Deus está sendo estabelecido em nossa região , e assim veremos todo este nordeste rendido ao Senhor Jesus, uma vez que pessoas valorosas tem se prontificado a cumprir o “ide” daquele que veio habitar entre nós.

Nossa oração é que essa chama de amor pela Obra de Deus não diminua nunca. Que não falte o óleo sobre as nossas cabeças e que a unção da conquista se multiplique a cada dia. Enquanto isto, ora “ora vem Senhor Jesus”.

Registro aqui uma palavra de gratidão ao Pr. Williams Alexandre, pela significativa contribuição em coletar todas as informações necessárias para a elaboração deste histórico. Que Deus abençoe ricamente seu ministério.


Bp. Salatiel Alves


EXECUTIVA DA REGIÃO MERIDIONAL

Supervisor : Bp. Salatiel Alves

1º Sec. Tesoureiro
Pr. Adams Maximo do Vale

2º Sec. Tesoureiro
Pr. Jarbas da Silva

Conselheiros Regional
Bp. Luiz Fernandes da Silva
BP. Aldo Augusto da Rocha
BP. José Roberto Gomes da Silva
BP. Williams Alexandre P. de Souza
Bp. Elmir Carneiro do Prado

Localize Igrejas

LOCALIZAIGREJASS

Aniversariantes

ANIVERSARIANTESsss

Agenda Supervisor

AGENDASUPERVISOR

Pedido de Oração

pedidodeoracao